2010-01-16

Boas entradas com... #2

...o Australia Open 2010 - e consigo o início a sério da temporada nos courts.

À sua atenção, estão os seguintes jogos da primeira ronda, acompanhados dos respectivos motivos:
- Roger Federer vs Igor Andreev (para efeitos de avaliação dos níveis de confiança de RF numa das três diferentes classificações: "esmagadora vitória", "cedência do 1º set com vitória nos três sets seguintes em 45minutos" ou "5 horas de alegria dos nadáis deste mundo e vitória de Roger no tie-break do quinto set")
- Donald Young vs Cristophe Rochus (DY, antigo nº1 mundial júnior e Freddy Adu do ténis, tem nesta época o prazo-limite antes da sua confirmação enquanto fiasco)
- Ernest Gulbis vs Juan Monaco (EG está na fase "Safin" da sua carreira. Ou ganha juízo e é jogador de top ten ou safiniza-se eternamente)
- Richard Gasquet vs Mikhail Youzhny (porque depois de RG ter começado a carreira no mesmo patamar de talento de Nadal, nunca soube dar o salto de consistência. Depois de ter atingido a final em Sidney, ou se afirma confirmando-se, ou se confirma falhando)
- Fabio Fognini vs Taylor Dent (FF: talento júnior promissor apontado por mim como um dos antigos futuros grandes talentos do ténis mundial. Até eu já estou disposto a deixar de acreditar nisso)
- Ryan Harrison vs Janko Tipsarevic (RH foi o jogador mais jovem do mundo a ganhar qualquer coisa que agora não me lembro. Um jogo do Grand Slam aos 16 anos ou coisa assim. Tem agora 18 e já tava na idade de começar a ser conhecido)
- Robin Soderling vs Marcel Granollers (pelo simples facto de percebermos se o Soderling está em condições de jogar ou se veio apenas para jogar um set e desistir por lesão - como na semana passada)
- Thiemo De Bakker vs Andy Roddick (A mesma coisa para o De Bakker, segundo o que escrevi no Fognini, com a excepção de que foi número um júnior e joga contra um top ten)
- Sam Querrey vs Rainer Schuttler (há uns anos eu falava em Del Potro, Cilic, Fognini e...Querrey)
- Guillaume Rufin vs Bernard Tomic (20 e 18 anos respectivamente. O Tomic é um também Harrison e um dos melhores júniores actuais)
- Marin Cilic vs Fabrice Santoro (porque o Cilic já é muito bom e aborrecia-me profundamente que perdesse com um-gajo-que-eu-já-pensava-reformado)
- Juan Martin Del Potro vs Michael Russel (o MR é como os jobbers [Wrestlers who routinely lose matches are known as jobbers], aqueles lutadores de wrestling cujo único ganha-pão é perder todos os combates. Não bastasse esse possível 6-1 6-2 6-0, o Del Potro lesionou-se na semana passada e cheira-me que não está em condições para jogar e assustar um bocadinho a sapatilha de Roger Federer)
- Radek Stepanek vs Ivo Karlovic (porque são dois dos tenistas mais estranhos a jogar dentro do circuito mediático, a par do Santoro e do Andreev, e porque se o Karlovic fosse perfeito ganhava todos os jogos só com serviços.) ... claro que a expressão jogador não é adjectivo inclusivo de Rogéres Federéres - é difícil saber em qual dos és colocamos o acento.

Do Frederico Gil vs David Ferrer tenho a dizer que foi muito bonita a sua participação no torneio. Parabéns Frederico!

Nenhum comentário:

Arquivo do blog