2010-01-14

Aos 45 minutos entra Iliev para o Lugar de Bruno Caires. Aos 72 minutos entra Paulão para o Lugar de Kenedy. Aos 80 minutos golo de Paulão.


Três minutos e quarenta e quatro segundos dos quais destaco:
- o milagre a que muitos chamaram de reposição-manual-de-bola-para-o-espaço-vazio pelo belga que fez ruir toda a estrutura das teorias relativas à biomecânica e ao envelhecimento (00:28);
- a única explicação de origem não-divina para o facto de, durante a história contemporânea, a palavra Felgueiras ter estado associada à primeira divisão de qualquer coisa (00:44);
- e o famoso «Ora bem...», interpelação de intensa carga filosófica de Lopes - guardião e fiel representante das "gentes de felgueiras" - que desafiava então a ortodoxia do comentário desportivo nacional pré-Rui Santos (02:52).

A compreensão da inenarrável, mas criativa e multicultural, geração Damásio-Vale e Azevedo não pode ser totalmente compreendida sem que se conheça esta história do ido ano de 1996. No ano seguinte, Graham Souness era apresentado como treinador do glorioso iniciando assim a tentativa fracassada de anglofilização de 6 milhões de portugueses. Anos de Luz e de trevas definitivamente encerrados em Dezembro de 2006, com o encarceramento por 12 meses deste indivíduo que quando chegou disse que os portugueses falavam melhor inglês que muitos britânicos amigos dele.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog