Greg Rusedski que por ser o mais irritante de todos era também o meu preferido. Esquerda cortada hiper-defensiva, jogo serviço-a-238km/h-rede, na era "rabo de cavalo" de Federer.
Involuntário especialista nas lides do ténis por motivo de exposição excessiva aos torneios de Key Biscane e Indian Wells do ano de 1997 (os jogos de Greg Rusedski e Mark Phillippoussis em piso rápido nunca fizeram bem a ninguém no ano em que até de ciclismo passei a perceber), sou pessoa para "previsões" do calibre de «o próximo Federer do ténis mundial é o Gastão Elias» ou «o Mischa Zverev é o novo Boris Becker». Não exactamente estas, mas há um par de anos "previ" a ascensão meteórica de um par de jogadores de então tenra idade - Djokovic, Cilic e Del Potro - e falhei redondamente na de outros - Fognini, Donald Young e Kei Nishikori. Outros, promissores, continuam na ténue linha que separa os "bons" jogadores dos "grandes jogadores": os casos típicos dos que dificilmente se mantém no top 20 como Sam Querrey ou Thomas Berdych.
Deriva disso a minha generosidade de início de ano que adianta desde já os "próximos del potros" das novas gerações. Os nomes a reter para o biénio 2010/11 são o lituano Berankis, o búlgaro Dimitrov, o norte-americano Ryan Harrison e o australiano Bernard Tomic. Estes são, muito sucintamente, e sem rodeios de qualquer tipo, os nomes que vos devem fazer pegar em caneta e papel, apontar todos os dados biográficos, seguir todos os jogos, a carreira, o acompanhamento torneio-a-torneio, os pequenos almoços. Enfim, os nomes nos quais devem apostar para ganhar dinheiro nas casas de apostas.
Outro que não é para o biénio mas é para os próximos meses é o "nosso irmão" Thomaz Bellucci que começou a subir no ranking a tempo de ter estado presente nos Jogos Olímpicos de Pequim e já é vigésimo tal. Tem 22 anos e parece que joga de mão esquerda. Vai longe o rapaz.
Por fim, na categoria de jovens da terceira idade, o Óscar vai para Lleyton Hewitt, Tommy Haas e Juan Carlos Ferrero. Todos eles em lugares digníssimos. Um grande bem haja.
Glossário definitivo do post:
- Novak Djokovic (22 anos), actual n.º2 do Mundo;
- Juan Martin del Potro (21 anos), former n.º 4;
- Marin Cilic (22 anos), actual n.º10.
- Fabio Fognini (22 anos), former n.º54;
- Donald Young (20 anos), former n.º73 e actual n.º250;
- Kei Nishikori (20 anos), former n.º56 e actual n.º641.
- Ricardas Berankis (19 anos), top 300
- Grigor Dimitrov (18 anos), top 300
- Ryan Harrison (17 anos), top 400
- Bernard Tomic (17 anos), top 300
-Lleyton Hewitt (28 anos), former n.º1 e regressado ao n.º19;
- Tommy Haas (31 anos), former n.º2 e regressado ao n.º17;
- Juan Carlos Ferrero (30 anos), former n.º1 e regressado ao n.º22.