2011-06-10

"Norwegian Wood" - Anh Hung Tran (2010)


Descrição simplista: um triângulo amoroso pós-adolescente no Japão dos anos 60. "Norwegian Wood", de Anh Hung Tran, é uma adaptação do romance do escritor japonês Haruki Murakami com o mesmo nome. E como quase todas as adaptações cinematográficas, acaba por dar a sensação de que não faz jus à obra original.
Não vou mentir; o filme é muito bem realizado. Bonito mesmo. É bonita a fotografia (como a imagem acima demonstra), é bonita a envolvência do filme, os cenários, a construção das personagens, o Japão per si. A relutância em gostar muito do filme radica sobretudo no facto de parecer que o filme não capta a essência da história (que no romance de leitura fácil, é mais linear e aqui parece ter muitos solavancos narrativos). Parecendo um pouco confuso, especialmente para quem leu e gostou da obra, o filme acaba por ter o "toque" do realizador vietnamita, cuja ausência é tão criticada em tantas adaptações cinematográficas.
 Não consigo por isso concordar na totalidade com o Pedro Mexia. Talvez por ser refém da leitura do romance; talvez por ser só um cine-idiota. A verdade é que a sensação que fica é a de faltar muita história ao filme.

Ah, e não conseguimos passar um comentário sem deixar a música dos Beatles que dá nome ao filme.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog